segunda-feira, novembro 01, 2004

Radio, etc.

Faz amanha uma semana que morreu John Peel famoso radialista britanico. Embora conhecesse o nome e a existencia das peel sessions para mim era apenas uma figura mitica do reino da pop rock. Atraves da leitura de alguns blogs da especialidade, com especial incidencia para os muito recomendaveis viarapida.blogspot.com do grande Alvaro Costa e juramentosembandeira.blogspot.com do Vítor Junqueira, e da pagina da bbc radio 1, apercebi-me um pouco da sua importancia e da falta que vai fazer ao mundo da nova musica. John Peel trabalhava na bbc radio 1 desde 1967, tendo ficado famoso por apostar na nova musica e pelo formato das suas emissoes, as famosas sessions onde geralmente as bandas tocavam ao vivo, ou a radiodifusao de um album por completo, tendo uma vez passado a mesma musica duas vezes de seguida, essa musica era a sua favorita e trata-se da "teenage kicks" dos Undertones. Semanalmente várias novas bandas tentavam a sua sorte enviando as suas demos, na certeza que John Peel as ouviria. Pelas suas sessoes passaram Marc Bolan, Pink Floyd, Jimi Hendrix,The Jesus and Mary Chain, The Undertones, The Fall, Napalm Death, Nico, The Orb, The Smits, etc. Foi impulcionador do movimento punk, dando espaco aos The Clash, The Sex Pistols. Mais tarde lancou os Joy Division. O seu programa era fundamental para a difusao da nova musica, como aconteceu no Reino Unido com bandas como os White Stripes, os Pulp, ou os Pixies.
Varias entidades expressaram o seu pesar, entre elas varios membros de grupos, outros jornalistas e ate o primeiro ministro britanico. A radio BBC 1 prestou-lhe homenagem atraves de varias emissoes especiais e passando a sua musica favorita apos a noticia da sua morte.
Para quem tem algum interesse por musica tratou-se de uma noticia triste, para mim tambem o foi. Nao foi apenas a morte de uma pessoa em particular, trata-se do desaparecimento de uma pessoa que personificava o espirito da rádio, um espirito livre, comunicativo e capaz de nos prender a espera de ouvirmos algo que nos provoque aquela sensacao. Embora nunca tivesse ouvido uma das suas sessoes, cresci a ouvir radio e a radio faz parte da minha vida. Reconheco que o mais proximo a figura do John Peel em Portugal é o Antonio Sergio, mas devido ao horario do seu programa e tambem a minha idade, nunca fui ouvinte do seu programa. No meu caso os meus Johns Peels estao representados nas vozes do Alvaro Costa, Miguel Quintao, Henrique Amaro, Pedro Costa, Nuno Calado, Monica Mendes, Zé Pedro dos Xutos e o Antonio Freitas. Estas foram as pessoas que me abriram as portas do mundo da musica, claro que a pessoa que primeiro me influenciou musicalmente foi o meu pai, com as noites que, em vez de assistirmos a telenovela, iamos para a sala de estar ouvir Doors, Pink Floyd e Peter Gabriel e ver revistas de automoveis. Tenho bem presente na memoria o inicio das emissoes da antena3, com as emissoes do A.C. sobre o suicidio de tres jovens em Campolide, em minha casa nessa semana, em vez de televisao ouviasse radio ao horario nobre. Lembro-me de varias emissoes, varios programas e varios concertos que passaram na 3, lembro-me dos programas do Henrique Amaro, onde descobri o grupo Chico Science e Nacao Zumbi, um dos meus favoritos; 3 duques com a celebre entrevista ao Beck com direito a passagem inedita da demo do mutations, dos programas do Zé Pedro, dos concertos: o do beck no coliseu (por falar nisso, Ivania, se ainda tiveres a cassete eu gostava de lhe voltar a por os olhos em cima ;)), as cassetes que de tanto passarem umas ja foram, outras la continuam com um som ranhoso, os melhores exemplos sao a cassete do Three and a quarter no sudoeste, a dos Delta 72 no paradise, a primeira ainda la anda, a segunda ja deu o badagaio; lembro-me de ser sempre a antena 3, e especialmente nos programas de autor, a apostar nos novos grupos da musica portuguesa, se nao fosse a antena 3 nao conheceria os wray gunn, o gomo, Blasted Mechanism etc sao tantos que e escusado estar aqui a enunciar.
Foi com grande alegria que dei comigo a conversa com o A.C. antes do concerto dos miticos Mc5 na versao DKT no ultimo festival de Paredes de Coura, tambem foi engracado ver que, nesse mesmo festival, as pessoas da radio e algumas das pessoas das bandas portuguesas que admiro andavam por la, a chuva e ao frio, a curtir o RnR.
Neste mundo cada vez mais mecanizado, frio, sem sentimentos nem movidades, é bom sentir que ainda existem pessoas que se importam contrariar esta tendencia, e que acreditam no que fazem e exprimem os seus sentimentos no que criam e que nao tem medo de nos surpreender... A todos eles um muito obrigado.
Ps: Este texto foi escrito apos a leitura dos blogs atras referidos e das paginas da radio BBC1 e do New Musical Express. Durante a sua elaboracao estava alegremente a ouvir a emissao on-line da ant3na.