sexta-feira, agosto 11, 2006

RIP - Arthur Lee

Arthur Lee (1945 - 2006)


Em menos de um mês, desapareceram os dois maiores e mais talentosos visionários de uma das gerações que, como poucas, marcou pelo arrrojo e diferença a história da música popular.
Um há muito retirado (Syd Barrett). O outro ainda com desejo em concretizar novas ideias. Um, o diamante louco que levou cor e novas formas a Londres. O outro, o mais encantador profeta quimicamente alterado que da música com cheiro a Terra fez surgir novas imagens para novas formas de percepção.

Nuno Galopim in sound - - vison.blogspot.com


No ano passado foram os grandes do rock'n'roll & do blues a desaparecer, este ano desaparecem-nos dois nomes maiores do rock psicadélico. Primeiro foi o alucinado, mas já há muito desaparecido, Syd Barrett, agora o Arthur Lee, dos míticos Love - que infelizmente não compareceu há uns anos no Sudoeste, aquando da sua actuação com os Babylemonade.

Arthur Lee era a alma dos Love - autores de um dos melhores discos que alguma vez já ouvi, o magnífico Forever Changes. Amigo e colega de escola de Jimi Hendrix era um dos ídolos de gente como o Jim Morrisson e o Robert Plant. Recentemente a sua música pode ser escutada numa série de concertos na qual, juntamente com os Babylemonade e sob a designação de Love with Arthur Lee, Arthur Lee tocou e cantou o álbum Forever Changes na íntegra. A nova geração de músicos continua a admirar a sua obra, sendo isso bem notório, como se nota nas versões de Alone Again Or pelos Calexico, ou de A House is not a Motel pelos The Raconteurs, ou ainda no recente álbum dos Vetiver,To Find Me Gone.
Arthur Lee não se encontra mais conosco mas o seu legado é enorme.
RIP Arthur Lee


Alone Again Or


A House is not a Motel


Little Red Book


Calexico - Alone Again Or


The Raconteurs - A house is not a Motel