segunda-feira, novembro 01, 2004

Radio, etc. Parte2

No outro post incidentalmente esqueci-me de referir outra pessoa da familia que me influenciou musicalmente: o meu primo Fernado Jorge, ou como chegou a ser conhecido no meio musical, Jimi Jorge. De longe o melhor guitarrista de todos os tempos da nossa familia. É engracado que quando o meu pai era novo tinha uma paixao pelo acordeao e eu agora é pela guitarra, nem um nem o outro sabemos tocar um chavo...
É claro que nisto tudo está também bem presente na minha memória e no desenvolvimento da paixao pela musica os meus amigos de Rio Maior, o Duarte, que na minha opiniao ainda anda um bocado a procura da melhor forma para se expressar musicalmente, ainda precisa de encontrar uma forma de canalizar a sua voz e de um estilo musical que melhor lhe sirva, mas as pessoas nao escolhe, faz tudo parte de um processo de educacao e de (des)informacao; o Ivo, drummer extraordinaire; pantrax, a personificacao do baterista punk em rio maior; David, ninguem toca tao bem a alluminnium como tu, nem mesmo o jack white, e o Nero, grande baixista, na minha opiniao so precisava de um pouco mais de cultura musical.
Grandes momentos passamos na Top Mé a assistir aos ensaios da formacao original ( e melhor, e com melhor som e cancoes), com o duarte na guitarra e voz, o Nero no baixo e o Ivo na bateria; a ver os primeiros concertos e. especialmente, aquele grande evento na nossa adolescencia que foi acompanhar os Nicturia ao seu concerto na maior (e melhor) club de rock em Portugal, o Hard Club no Porto, devo dizer que foi algo de mitico, ainda por cima a abrir para uma das melhores bandas de Portugal de todos os tempos, os extintos Tedio Boys. Grande trip.
Referencia deve ser feita tambem ao Helder Raimundo, da codigo 365, que ao longo dos anos tem tentado dinamizar Rio Maior culturalmente, quer seja primeiro com o Hård Rock Cafe, que por falta de apois do municipio nao andou para a frente, tendo entao focado a sua tencao no muito recomendavel Festival do Tejo. Tambem tenho de referir os extintos concertos do Matriz, que embora com bandas de alto nivel nunca tiveram o retorno esperado em termos de publico, mas la assistimos a grandes concertos como foi o dos d3o e o dos three and a quarter. Presentemente a que agradecer ao dono do In_a_bar pela cuidadosa seleccao dos projectos musicais que semanalmente se apresentam no referido espaco. É bom notar que, no dominio da cultura em Rio Maior, estes tem sido os seus principais dinamizadores e que o publico continua a nao aderir e esse, meus amigos, nao é por nao se passar nada, é sim um problema de educacao.
O municipio de Rio Maior, esse lá continua com os seus concertos do 6 de Novembro. Este ano parece que sao os Xutos e Pontapes. Por muito que goste dos Xutos nao me parece que seja a banda indicada para umas primeiras jornadas da juventude, mas ainda nao sei o resto da programacao, portanto estou a espera que deixem um comentario com a totalidade do cartaz. O que eu sei é que ao longo destes anos a contribuicao do municipio de Rio Maior para o desenvolvimento da actividade musical, nomeadamente na sua expressao pop, foi nula, ao contrario de municipios como as caldas que apostaram na cultura pop e colheram os seus dividendos, quer seja na musica, quer seja no design, etc. Nao sao estas jornadas da juventude que vao alterar alguma coisa. Mas eu estou todo contente, ate temos apresentacao do acontecimento para os media com a presenca do vereador da juventude, o representante da associacao de estudantes da secundaria, o seu homonimo da superior de desporto e, pasme-se, uma representante dos alunos deslocados do concelho. Hoje eu estou feliz!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mesmo assim mais vale Xutos do que o que canta Pimba, os Excesso, as não são das quantas a cantar pimba (para variar) com maquilhagem assustadora e roupa justíssima uns quantos números abaixo do que deviam ou com pierciengs e tatuagens foleiras para mostrar que são muito cool e in, ou qualquer mer* do genéro como é habitual, em Rio Maior, em muitos dos nosso eventos. Temos que admimitir que os Silence 4, os the Gift e agora os Xutos, são melhorias ;) Pode ser que isto cresça e possamos finalmente abrir o nosso bar com o meu DJ favorito: DJ Paulo ;)
Van

11:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home